Aqui na Start Adventure, somos versados em trilhas e expedições todo-o-terreno no nosso aconchegante país. É verdade que a maioria dos visitantes se fica por Lisboa, Porto e pouco mais, mas se aqui estás para perseguir os melhores percursos pedestres e paisagens de grande beleza natural, não procures mais.
Se te sentes só, contacta a Start Adventure e considera uma das nossas viagens em Portugal, como a Rota das Serras, a Rota Marão Alvão, ou a Rota Nacional 2. Temos uma política de pequenos grupos, e acolhemos-te a bordo de veículos todo-o-terreno para ir encontrar estes tesouros escondidos mas também destinos populares do Norte ao Sul de Portugal (parando também para experiências gastronómicas incríveis em restaurantes locais que nem todos os guias conhecem).
Sem nos demorarmos mais, aqui estão os nossos top 7 trilhos em Portugal, a não perder:
Sul
O Trilho dos Pescadores é um dos melhores trilhos costeiros na Europa. Faz parte da Rota Vicentina, uma série de percursos pedestres que contornam o sudoeste da costa portuguesa. Este contorna literalmente o cantinho inferior esquerdo de Portugal.
Se queres caminhar junto do mar, este é o local para o fazer. No Trilho dos Pescadores há o mar azul profundo e explosões de espuma branca contra os penhascos e pedregulhos onde flores e ervas ondulam gentilmente na brisa.
Cobre mais de 200km do Alentejo Sudoeste e do Parque Natural da Costa Vicentina. É o lar de ecossistemas muito frágeis, pelo que mantém-te no caminho designado para caminhantes.
Centro
O Vale do Lapedo é bem conhecido pelas suas importantes descobertas arqueológicas. Em 1998, a Criança do Lapedo foi aqui encontrado, um esqueleto completo de uma criança pré-histórica. Pensa-se que terá tido por progenitores um Neandertal e um humano moderno. Pode ser visitado no Museu Nacional de Arqueologia.
Então, não apenas a paisagem tem uma aura antiga, quase pré-histórica com paredes de pedra e grutas escondidas no mato, o trilho também oferece ar puro e bem fresco, passadiços de madeira bem mantidos, bancos e muita informação interessante.
Centro
Localizado no Arouca Geopark, estes trilhos têm recebido muita atenção tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta série de passadiços de madeira foram construídos em contacto direto com a escarpa rochosa do Rio Paiva. Aqui estarão seguros ao caminhar em comunhão com a natureza, o ar puro e as belas paisagens. Existem aqui cascatas, árvores, flores, rochas e rochedos… e, claro, a incontornável ponte suspensa, considerada a maior ponte suspensa do Mundo. Não é para quem tem medo de alturas… o que, felizmente, não é o caso da Start Adventure.
Norte
O Parque Nacional do Peneda-Gerês é, ou deveria ser, famoso pelo mundo inteiro enquanto magnífica reserva natural. A sua paisagem é rica em fauna e flora, e espécies protegidas vivem aqui, tal como lobos, águias, veados e espécies locais de cavalos (o Garrano). Para os portugueses, é um local muito estimado, onde se pode acampar ou caminhar e assim experienciar a natureza mais selvagem.
Aqui no Gerês, encontras muitos trilhos diferentes e, sinceramente, todos valem bem a pena — o Trilho de São Bento, no entanto, é talvez o mais satisfatório, levando-se por lagos, colinas e magníficos pôr-do-sol dourados.
Norte
Esta rota não está longe da fronteira de Portugal com a Espanha, e então deve ser o melhor trilho para explorar a tranquila e encantadora região do interior de Portugal. O Castelo de Penha Garcia é um castelo extremamente antigo, datando da altura dos Templários. Foi construído para defender a fronteira portuguesa, mas também desempenhou um papel estratégico na Reconquista (a longa série de batalhas para expulsar os mouros da Península Ibérica… e essas aulas de história?).
Caminhar nesta parte de Portugal é uma experiência maravilhosa, e sabe a segredo. Não vêm tantos visitantes assim, e poderás desfrutar de antigas aldeias históricas como nenhuma outra, cheias de casas alegres de pedra e telhas de cores quentes.
Norte
Viseu é um dos melhores lugares para conhecer Norte, tão único, de Portugal. Aqui, a tradução está viva, as pessoas são convidativas e levam o seu dia-a-dia no distrito já votado como o melhor de Portugal para se viver.
No entanto, Viseu está também cheio de vistas belas e naturais se caminhares pelas suas colinas. O Trilho da Princesa da Serra é composto por caminhos já muito antigos que passam por encantadores pedaços de bosque, por pontes de pedra e ribeiros. Esta parte de Portugal parece saída de um conto de fadas, e é então uma caminhada muito satisfatória.
Norte
O que pode ser dito de Viana do Castelo? Enquanto distrito, fica bem no Norte de Portugal e está cheio de bosque e de História.
Este trilho em particular é feito de passadiços de madeira construídos com primor e que seguem todo o rio. A água flui junto de pedras, troncos e raízes cobertos de musgo, e os ramos verdejantes das árvores dependuram-se sobre o rio de modo pitoresco. Aqui, há cascatas e, por vezes, terás de te desviar de algum ramo mais baixo enquanto caminhas.
Chamam a este local, o Sistelo, o Tibete Português, por causa do seu antigo cultivo em socalco, paisagens intensamente verdes e esconderijos tranquilos à beira do rio. Não deixes escapar este trilho.
Pronto para percorrer Portugal? Fala com a Start Adventure e sabe tudo sobre as nossas expedições fora-do-terreno por Portugal e pelo Mundo. Levamos-te a descobrir as serras portuguesas, os desertos da Namíbia, e as florestas tropicais da Costa Rica.
Segue as nossas redes sociais para não perder nada, e receber aquela dose de viagens que te sustém.