Botswana
Diz-se que o Botswana é a jóia de África e que o norte do país seria último Éden selvagem do continente, o último reduto da África autêntica onde a pegada do Homem ainda não cobre as dos animais.
Situa-se numa zona árida do interior de África meridional, faz fronteira com a Namíbia, a Zâmbia, o Zimbabué e com a África do Sul. É um país bastante plano, ocupado quase por completo por um planalto com altitudes entre os 700 e os 1200m, aumentando um pouco a rugosidade do terreno na extremidade oriental. O deserto do Kalahari ocupa quase 70% da superfície do país, e a Norte a depressão de Mababe é parcialmente ocupada pelo Delta de Okavango.
O Botswana é sem contestação um grande destino de safari. A Fauna e a Flora selvagem são rainhas e os espetáculos de vida selvagem só são igualáveis em muito poucos países.
Com mais de 160 espécies diferentes, entre os quais os famosos Big Five: o leão, o leopardo, o elefante, o búfalo e o rinoceronte. A população de elefantes é a maior de África, reunindo ¼ de toda a espécie do continente. Os rinocerontes, esses pelo contrário, estão seriamente ameaçados, sendo apenas possível avistá-los em duas reservas, criadas para os proteger.
—Detalhes do programa
Partida de Lisboa em horário a informar com destino a Joanesburgo, África do Sul.
Chegada ao Aeroporto de Joanesburgo. Depois das formalidades de desembarque, transfer para o parque de entregadas viaturas 4×4. Início de um percurso de ligação até Zeerust, uma pequena localidade antes da fronteira com o Botswana.
Jantar e alojamento no Lodge..
Depois do pequeno almoço e das formalidades alfandegárias a etapa seguirá até Ghanzi atravessando o deserto do Kalahari por estrada com visita a uma aldeia Bushman.
Jantar e dormida em Lodge.
Depois da chegada a Maun por hora do almoço, tarde para visitar a cidade, comprar os
abastecimentos para as refeições dos dias seguintes no Delta do Okavango, e para quem estiver interessado, um voo cénico sobre o Delta.Jantar e dormida em Lodge.
Início do primeiro grande dia no Delta do Okavango.
Okavango
O Okavango é o maior delta terrestre do mundo, cobrindo uma área de 15.000km2, com um fascinante e único ecossistema. Famoso pelas maravilhas do delta terrestre, pelo silêncio, flora e diversos animais, abundantes na área, tais como: hipopótamos, crocodilos, manadas de búfalos, elefantes e girafas, assim como uma grande variedade de antílopes e impalas, leões nadadores, entre muitos outros predadores.
O Delta do Okavango é composto por 4 áreas distintas: o lado oriental, a parte interior do Delta, a Reserva Natural da Vida Selvagem de Moremi e o enclave do lado norte do Delta. É a Reserva de Moremi que passaremos este dia. É uma das mais belas reservas de África com enorme e diversificada população de aves e animais selvagens. Abrange mais de 3.000km2 de pântanos, ilhas, planícies alagáveis, florestas e terras secas. Mesmo no coração da Reserva Animal de Moremi, localiza-se a deslumbrante lagoa Xakanaxa, que ostenta uma grande variedade de peixes. Uma população de leopardos e cães selvagens podem ser regularmente vistos por aqui. O almoço (volante) será pelo Parque e a noite será em acampamento, Jantar à volta da fogueira, oportunidade para testar os seus dotes culinários.
Este dia será ainda dedicado ao Moremi antes de entrarmos para um belíssimo percurso à beira de um ramal do Delta e onde ficaremos acampados. À noite ao som dos hipopótamos e à noite à volta da fogueira e sob o céu estrelado de África.
Neste dia continuaremos ao longo do ramal até entrar no Parque Nacional de Chobe, o segundo maior do Botswana. Este Parque encontra-se dividido em 4 ecossistemas distintos, devido ao traçado do nosso percurso, o resto do dia será passado num deles: o Pântano de Savuti. Com uma área de 10.878km2, já serviu como palco para diversos documentários sobre a migração anual das zebras. Em todo este espaço, reside uma espantosa variedade de vida selvagem: mamíferos de grande porte e mais de 450 espécies de aves. O almoço (volante) será pelo Parque e seguimos para Kassane junto ao rio Chobe.
Alojamento e jantar em Lodge.
Neste dia terá uma perspectiva diferente do Delta e para a manhã reservamos um passeio de barco pelo P. N. de Chobe. O rio Chobe é a principal atração do Parque com as suas magníficas paisagens, e abundância de vida selvagem, sobretudo aviária. Outro destaque do Parque está na sua vasta população de elefantes, estimada em 120.000, a maior de toda a África. Além dos elefantes, é possível avistar outros animais selvagens, tais como búfalos, zebras, girafas, impalas, javalis africanos, cudos e gnus, hipopótamos e crocodilos que fazem grandes concentrações ao longo do rio. Depois do almoço, em Kassane seguimos para a fronteira com o Zimbabué. Após as formalidades alfandegárias, partimos para as Cataratas de Victoria, onde ficaremos a dormir.
Jantar livre.
Cataratas de Victoria (Zimbabué)
Depois do pequeno-almoço, regresso ao Botswana. Após as formalidades alfandegárias, iniciaremos um percurso de alcatrão até ao Planet Baobab, um lodge muito original junto ao Makgadikgadi Pans National Park qye possui alguns dos embondeiros (Baobabs) mais espantosos do Botwsana.
Alojamento e jantar no Planet Baobab.
Partida bem cedo para um percurso extraordinário pelo parque Nacional do Makgadikgadi Pans. O nome Makgadikgadi significa “terra vasta e sem vida”. Actualmente, as planícies encontram-se praticamente desabitadas por humanos, o que traz uma real sensação de isolamento. Apesar da sua aparência lunar, durante alguns meses do ano, este lugar transforma-se num dos mais interessantes pantanais de África.
As grandes planícies cobertas com uma superfície brilhante de sal, formam nas estações secas cerca de 5.000km2 de branco, um branco brilhante que fere a vista, e apenas parecem ter vida nos curtos meses de chuva do verão Austral, quando se cobrem de alguns centímetros de água e abrigam várias espécies de aves aquáticas. A chuva também regenera as plantas e atrai zebras e predadores da África do sul. Ao fim do dia, chegamos ao Santuários de Rinocerontes Khama, onde faremos o último acampamento para mais uma noite de convívio à volta da fogueira.
Depois do acampamento levantado faremos uma pequena visita ao Santuário de Rinocerontes Khama, refúgio de rinocerontes brancos. Este Santuário ainda abriga cerca de 30 outras espécies de animais e mais de 230 espécies de aves. A Reserva tem sido muito bemsucedida, florescendo cada vez mais sob a proteção de uma dedicada equipa de ambientalistas e das Forças Armadas do Botswana que protegem este espaço contra caçadores, vigiando-a 24h por dia. Seguimos para Gabarone. Capital do país, é uma vibrante e colorida cidade, localizada num vale entre os montes de Kgale e Oodi, tendo uma população estimada de cerca de 186.000 habitantes. Gabarone foi escolhida para a sede do Governo devido à sua localização estratégica, à proximidade da linha férrea e de Pretoria, à sua acessibilidade com a maioria das grandes tribos e, sobretudo, devido à sua proximidade de uma importante fonte de água.
Alojamento e jantar no Hotel.
Partimos em direcção a Sun onde vamos ficar 2 dias. Dia livre para conhecer este complexo absolutamente fascinante. Sun City é internacionalmente reconhecido como a principal e a mais exótica estância de férias da África do Sul. Oferece uma infinidade de atrações e atividades para todos durante 24h por dia. É um verdadeiro complexo turístico de luxo, composto por um conjunto de 4 hotéis de categorias distintas, casinos, parque aquático, campo de golfe, de ténis, praia artificial com ondas, parque de criação de crocodilos, lojas para fazer compras e até passeios panorâmicos de balão e de parapente. No interior a famosa Lost City recria de forma exuberante palácio.
Após os 2 dias em Sun City, regressamos a Joanesburgo para entregar as viaturas 4×4 e seguimos para o aeroporto para voltarmos para Lisboa.
Chegada a Lisboa
—Condições de participação
0.000€
Adulto em quarto single
000€
Suplemento single
✓O preço inclui
- Viatura 4×4 com seguro CDW
- Combustível
- 13 noites de alojamento com pequeno-almoço
- 13 Jantares
- Seguro de Viagem
- Entrada nos Parques Naturais
- Ferry
- Taxas
- Voos
✗Não inclui
- Refeições não indicadas no programa
- Bebidas às refeições e extras de carácter pessoal
- Extras de carácter pessoal
- Vistos e taxas alfandegárias
▸Condições de participação:
- Liquidação de 50% do valor total no ato da inscrição.
- Os restantes 50% até 30 dias antes do início da viagem.
- Ver em detalhe todas as condições
◎Participantes:
- Mín: 12 pessoas
- Máx: 18 pessoas
Participe nesta aventura
Preencha os seus dados para receber mais informação acerca desta viagem e fique a seber as próximas datas e como participar