A experiência de conduzir um veículo todo-o-terreno, ou um veículo 4X4, é de aventura e entusiasmo. Estes veículos motorizados desenhados especialmente para dominar qualquer estrada ou falta desta podem tornar-se em autênticos brinquedos para qualquer um, mas há que ter em conta certos aspetos importantes para priorizar a nossa segurança e a dos outros.
As expedições da Start Adventure empregam muitas vezes veículos todo-o-terreno que os viajantes têm a oportunidade de conduzir. Se é a tua primeira ou a sua vigésima aventura motorizada, eis algumas questões que deves considerar:
Em geral, conduzir em estradas de cascalho pode ser bastante acessível. Mas se te deparares com características do terreno como buracos, raízes ou lama, deves empregar alguns princípios básicos de interpretação. Tem atenção ao que está adiante. Olha para o teu caminho até 20 metros, para que tenhas mais tempo para tomar decisões. A maioria destas será uma questão de bom senso, mas terás de confiar nos teus olhos e no teu instinto para medir as condições da estradas.
Não é por acaso que bastantes condutores dão por si na valeta com estes carros. Conduzir um veículo tão grande e robusto pode fazer-nos sentir invencíveis, mas é melhor ser flexível do que teimoso.
Acontece. Muitos condutores têm por impulso avançar e recuar para ganhar balanço e assim sair do buraco onde foram parar. No entanto, o melhor a fazer é avançar: de forma contínua mas vagarosa, ou aos pequenos solavancos. Tem em conta que cada obstáculo é diferente tendo em conta a natureza do terreno e as condições em que este se encontra.
Escuta com atenção as instruções que te são dadas e faz todas as perguntas que quiseres, mesmo as que te parecem tolas. Não há perguntas tolas. Ninguém nasceu ensinado e para conduzir bem é preciso prática.
Escuta também os palpites do teu pendura, porque um par de olhos extra pode ser muito útil — mas ele/a não está no lugar do condutor. Se discordarem quanto a alguma coisa, evitem zaragatas. Tal como quando estamos a conduzir o nosso carro a caminho do nosso trabalho, temos de manter sempre a calma e evitar emoções fortes para poder tomar decisões importantes em apenas segundos. Discutir com o pendura não ajuda em nada.
Rapidamente verás que tudo corre bem. Abre as janelas e desfruta do ar puro e das paisagens incríveis da Namíbia, do Botswana, da Costa Rica e de Portugal.
Continua a ler o nosso Adventure blog para mais dicas sobre as nossas viagens e segue a Start Adventure nas redes sociais para aquela dose de aventura que te sustém.
Crédito da imagem de capa: Robert Bye