Rota Marão e Alvão
Montalegre, Chaves, Mirandela
Explore o Norte montanhoso com a Start Adventure
— Rota Marão e Alvão
Rumemos ao Norte profundo, com uma rota pelo conjunto montanhoso Alvão-Marão, através das deslumbrantes serras desta região imersa em natureza. Além de tocar Montalegre, Mirandela e Chaves, esta rota também passa por trilhas fantásticas para entusiastas de todo-o-terreno.
O maciço montanhoso da Serra do Alvão, com uma elevação de 1283 metros de altitude, destaca-se pelos seus cursos de água extremamente característicos e pelas quedas-de-água de uma bela alvura contra a paisagem de granito. O Parque Natural do Alvão, uma área protegida criada em 1983, abrange também o rio Ôlo com as suas “marmitas de gigante” que atingem cerca de dois metros de profundidade.

O percurso passa pela Serra do Barroso, a oitava maior elevação de Portugal Continental e parte das serras Peneda e Gerês. É uma região de grande diversidade a nível de geologia, flora (é a casa de muitas espécies de cogumelos) e fauna: javalis e lebres, além do famoso gado barrosão.
Montalegre, pertencente ao distrito de Vila Real, é também um lugar naturalmente excecional pelas suas cascatas, património arqueológico e as suas antigas aldeias feéricas. Não lhe fica atrás Chaves, uma região sarapintada de inúmeras estações arqueológicas, pinturas rupestres, castelos medievais e arquitetura Romana, a qual nos traz a famosa Ponte do Trajano e as maiores termas medicinais romanas da Península Ibérica.
Há sempre a oportunidade de provar o melhor da gastronomia tradicional portuguesa em Mirandela, com as suas alheiras fortes em sabor. Após seguir o belíssimo rio Tua, que é afluente do rio Douro nosso companheiro ao longo da rota, atingimos por fim a Serra do Marão.
A Serra do Marão é a sétima maior elevação de Portugal Continental, com 1416 metros de altitude. Um local montanhoso mas amplo e espaçoso, com vistas de cortar o fôlego, é o local ideal para aventuras todo-o-terreno em harmonia com a Natureza.



—Viagem status
—Detalhes do programa
Chegada a Vila Real pelas 18h para um briefing inicial e entrega das viaturas todo-o-terreno.
Alojamento no hotel Miracorgo.
Jantar livre.
Saída de Vila Real, em direção a Vilarinho de Samardã (com passagem pela ruína da casa onde Camilo Castelo Branco viveu entre 1839 e 1841).
Seguimos rumo a Ribeira de Pena, pela bonita Serra do Alvão, com paisagens deslumbrantes, de cortar a respiração.
Entramos depois na Serra do Barroso após cruzar o Rio Tâmega, com passagem por várias aldeias serranas até à Barragem do Alto Rabagão.
Chegaremos a Montalegre à hora do almoço, onde degustaremos a gastronomia tradicional em restaurante típico a indicar.
Depois do almoço, rumamos até à mística aldeia de Vilar de Perdizes, famosa pelo seu congresso anual de medicina popular, uma iniciativa do não menos famoso Padre Fontes.
O dia termina com mais alguns troços em todo-o-terreno, até Chaves.
Em Chaves, jantaremos na afamada Taberna do Benito.
Alojamento no Hotel Forte de São Francisco.
Saída de Chaves, percorrendo montanhas e aldeias onde Celtas e Romanos deixaram as suas marcas. Visitaremos vales de mil cores e cursos de águas cristalinas até Valpaços.
A nossa aventura leva-nos depois até Mirandela, cidade famosa pelas suas alheiras típicas.
De Mirandela seguimos mais um pouco até à Aldeia Museu de Romeu, onde teremos à nossa espera um delicioso almoço no restaurante Maria Rita.
Depois do repasto, voltaremos às trilhas para testar as capacidades todo-o-terreno das viaturas que nos irão acompanhar, cruzando aldeias e zonas agrícolas, de Mirandela a São Mamede de Riba Tua ao longo do belíssimo Rio Tua.
Teremos ainda passagens por Alijó e Favaios e terminaremos este dia de aventuras num autêntico postal ao vivo, com varanda para o Douro, o Pinhão.
Jantar no Pinhão em restaurante a indicar.
Alojamento no Pinhão, no hotel Vintage House.
Saímos do Pinhão e iniciamos um dos percursos mais bonitos que o Douro tem para nos oferecer, serpenteando as suas margens e passando pela Régua, até Mesão Frio.
Logo de seguida, entraremos na Serra do Marão e faremos a subida até ao topo daquela que é a sétima maior elevação de Portugal Continental, com 1416 metros de altitude.
Seguimos depois até Campeã, pequena aldeia onde é possível encontrar uma estrada romana, denominada por “Calçada do Arco”.
Tomaremos depois a famosa estrada N304, considerada uma das estradas mais bonitas de Portugal.
Paragem em Mondim de Basto para almoço no restaurante típico Adega Escondidinho.
A aventura continua com a subida ao Alto da Senhora da Graça, famoso por ser um troço icónico da volta a Portugal em bicicleta.
Descemos depois pela aldeia de Lamas de Olo, onde ainda é possível encontrar casas tradicionais construídas em xisto, colmo e granito.
Faremos uma paragem para um café na famosa Cabana de Lamas de Olo, e iniciaremos a descida do Alvão, com as suas paisagens naturais, cascatas, rios e ribeiros em estado natural.
Chegada a Vila Real pelas 16h.
Fim do passeio.
—Condições de participação
585.00€
Por pessoa
✓O preço inclui
- Viatura 4×4 (4 pessoas por viatura)
- Combustível e portagens
- 3 almoços indicados no programa (águas, refrigerantes e vinhos da casa incluídos)
- 2 jantares indicados no programa (águas, refrigerantes e vinhos da casa incluídos)
- 3 noites de alojamento com pequeno almoço nos hotéis indicados
✗Não inclui
- Jantar do dia 18
- Extras de carácter pessoal
- Consumos de bebidas extra nos restaurantes
- Consumos de minibar e extras nos hotéis
▸Condições de participação:
- Liquidação de 50% do valor total no ato da inscrição.
- Os restantes 50% até 15 dias antes do início da viagem.
- Ver em detalhe todas as condições
Participe nesta aventura
Preencha os seus dados para receber mais informação acerca desta viagem e fique a saber as próximas datas e como participar.