Rota das Serras
Aire e Candeeiros, Estrela e Buçaco
A Start Adventure vai levá-lo a descobrir as maravilhas das serras
— Rota das Serras
Uma rota é uma trajetória ou itinerário a ser percorrido, mas a Rota das Serras é mais do que isso. A viagem através da paisagem portuguesa é tão rica quanto os destinos que a marcam: Leiria, Évora e Covilhã.
As Serras de Aire e Candeeiros, pertencentes a um parque natural de 38 900 hectares, são de grande interesse para os visitantes dado a sua geologia e biodiversidade únicas. A rota percorre a zona serrana rumo ao Alentejo, seguindo por encantadores percursos e estradas como a Estrada Nacional 246-1, ligando Marvão a Castelo de Vide, considerada a mais bonita de Portugal e que dá a sensação de voar através da paisagem.
A Serra da Estrela é o verdadeiro cume de Portugal Continental, com 1993 metros de altitude e vistas de cortar a respiração, seja qual for a estação do ano. Classifica-se não apenas como Parque Natural, mas também como Reserva Biogenética pelo Conselho Europeu, dado a sua flora e fauna únicas que prosperam a esta altitude. Aqui, a beleza natural tem diferentes formas: acrescentam-se lagoas, vales glaciares e ainda as nascentes dos grandes rios portugueses. A Rota toca o ponto mais alto da Serra da Estrela, a Torre.
Depois, a zona montanhosa do Caramulo caracteriza-se pelo seu distinto ar puro, que era anteriormente procurado por questões de saúde. No Caramulo, existem muitas oportunidades para relaxar em pleno contacto com a natureza. Destaca-se ainda a verdejante serra do Buçaco, que atinge 549 metros de altitude, e cuja floresta se qualifica como área protegida e inclui várias espécies centenárias. A noroeste, fica Luso, um ambiente natural repleto de lagos e fontes de águas termais.
A cada passo, há a oportunidade para desfrutar dos sabores e da gastronomia que cada região oferece. Na Rota das Serras, o sossego e a aventura interligam-se num contacto intemporal e benéfico com a natureza.
—Viagem status
—Detalhes do programa
Briefing inicial e distribuição das viaturas (SUV) aos participantes.
Início da viagem com destino às Salinas de Rio Maior onde faremos a primeira paragem.
Ao longo deste percurso iremos atravessar uma parte da Serra de Aire e Candeeiros, onde poderemos observar as fabulosas paisagens desta formação montanhosa, e atravessar algumas das suas aldeias mais pitorescas.
Saída das Salinas de Rio Maior com destino a Almeirim.
Neste percurso, quase todo em off-road, vamos sair da serra e entrar na lezíria ribatejana passando naquela que é considerada por alguns como a maior zona hortícola do país.
Almoço no restaurante O Forno, em Almeirim.
Saída de Almeirim em direção a Évora.
Durante este percurso, entraremos nas bonitas paisagens alentejanas, com todas as suas tonalidades de amarelo e dourado, típicas desta época do ano.
Saída do convento do espinheiro em direção a Évora para jantar.
Jantar na Enoteca da Cartuxa, no centro histórico de Évora.
Saída do convento do Espinheiro em direção à vila histórica de Marvão.
Durante este percurso, os participantes terão a oportunidade de contactar de perto com o Alentejo mais autêntico, atravessando extensas áreas de montado de sobreiros e criação de gado bovino.
Paragem para café no castelo de Estremoz.
Continuação da viagem em direção a Marvão.
Chegada a Marvão.
Almoço no Restaurante Varanda do Alentejo.
Saída de Marvão em direção à Covilhã.
Passagem pela Estrada Nacional 246-1 que liga Marvão a Castelo de vide, considerada a estrada mais bonita de Portugal, com os seus Freixos pintados com uma lista branca.
Neste percurso, teremos uma primeira parte até Vila Velha de Ródão em off-road e estradas secundárias, passando pelas famosas Portas do Ródão, onde poderemos observar o rio Tejo numa perspectiva completamente diferente.
Paragem para café junto ao cais fluvial de Vila Velha de Ródão.
O percurso de Vila Velha de Ródão até à Covilhã será realizado maioritariamente pela A23.
Check-in na Pousada da Serra da Estrela, do grupo Pestana, e tempo livre para usufruir das comodidades desta luxuosa unidade hoteleira
Jantar no restaurante do hotel.
Saída da Pousada da Serra da Estrela em direção à vila do Caramulo.
Paragem na Torre (ponto mais alto de Portugal Continental) para café e visita ao pequeno centro comercial da torre, onde poderão adquirir o famoso queijo da serra, enchidos e outros produtos locais.
Continuação da viagem com passagem por várias pequenas aldeias da serra, onde os participantes poderão observar as bonitas paisagens que esta serra tem para oferecer, fora dos circuitos comerciais.
Chegada ao Caramulo.
Visita ao Museu do Caramulo.
Almoço no restaurante Marte, no Caramulo.
Saída do Caramulo em direção ao Luso.
Neste percurso os participantes terão um contacto mais próximo com a Serra do Buçaco que, apesar de bastante afetada pelos incêndios dos anos mais recentes, continua a apresentar um verde frondoso e fresco.
Saída do Luso em direcção a Leiria.
—Condições de participação
✓O preço inclui
- Viatura SUV (4 pessoas por viatura)
- Combustível e portagens
- 3 almoços indicados no programa
- 2 Jantares indicados no programa
- 2 noites de alojamento com pequeno almoço, nos hotéis indicados
- Visita guiada à adega da Cartuxa
- Entrada no Museu do Caramulo
✗Não inclui
- Bebidas alcoólicas nas refeições
- Refeições não indicadas no programa
- Extras de carácter pessoal
- Consumos de minibar e extras nos hotéis
▸Condições de participação:
- Liquidação de 50% do valor total no ato da inscrição.
- Os restantes 50% até 15 dias antes do início da viagem.
- Ver em detalhe todas as condições
Participe nesta aventura
Preencha os seus dados para receber mais informação acerca desta viagem e fique a saber as próximas datas e como participar.