Rota Nacional 2
Portugal de norte a sul
Percorra esta mítica estrada com a Start Adventure
— Rota Nacional 2
Atravessemos as maravilhosas paisagens de Portugal de Norte a Sul ao fazer-nos, literalmente, à estrada. A nova rota da Start Adventure cobre a célebre Estrada Nacional — desde o Quilómetro Zero, em Chaves, até Faro e a sua Rotunda 738, que assinala o último quilómetro da Estrada.
Nesta expedição única, visitamos o Norte a contar com Vidago, a nascente da famosa água das pedras, o Parque Termal de Pedras Salgadas, além do Lamego. É aqui que se celebra um dos Entrudos mais genuínos de Portugal, cuja estrela são as máscaras em madeira de amieiro feitas por artesãos de Lazarim. Tocaremos muitos outros pontos de grande beleza e de interesse, como o centro histórico de Viseu, a Livraria do Mondego, e o Centro Geodésico de Portugal já no distrito de Castelo Branco.
As deslumbrantes cores da paisagem portuguesa, na serra, no vale ou na praia, levam-nos através do Alentejo até ao Algarve, onde nos aguarda o magnífico pôr-do-sol na Ilha de Faro.
A origem da Estrada Nacional 2, ou N2, remonta ao Plano Rodoviário Nacional de 1945, que tinha o objetivo de ligar o Norte e o Sul de Portugal continental. Esta estrada foi na verdade construída a partir de estradas já existentes e complementada posteriormente. No entanto, muitas partes deste percurso passam por antigas vias romanas.
Com o comprimento total de 738,5 km, a N2 é então a mais longa estrada de Portugal continental, “cortando” o país ao meio entre o este o oeste. É a rota perfeita para atravessar paisagens de inigualável beleza natural, muitas das quais classificadas como património mundial pela UNESCO, como é por exemplo o Alto Douro. A diversidade de regiões é imensa e repleta de tesouros como as águas termais de Chaves, de Vidago e de Pedras Salgadas. Também os rios acompanham a estrada, como o Rio Tâmego, o Lamego e o Tejo, entre outros.
A estrada atravessa as planícies de belas cores do Alentejo, ricas em património e em saborosa gastronomia — e chega a uma catarse feliz e plena no solarengo Algarve, onde o mar e as falésias características de Faro fazem as delícias do viajante.
—Viagem status
—Detalhes do programa
Ida até Chaves e alojamento no Castelo Hotel.
20h00 – Jantar no restaurante típico Adega Faustino.
09:00 – Saída de Chaves.
O roteiro pela Estrada Nacional 2 arranca em Chaves junto ao lendário marco que sinaliza o Quilómetro Zero da EN2 no Bairro da Madalena, na rotunda junto ao Jardim Público de Chaves, com foto da praxe.
09:30 – Chegada a Vidago.
Visita à nascente da famosa água das pedras – Parque Termal de Pedras Salgadas cuja origem remonta ao séc. XIX. Entre os locais mais emblemáticos do parque destaca-se o Balneário Termal, o antigo Casino, a icónica Fonte de Pedras Salgadas (hora de provar a famosa água!).
10:00 – Saída de Vidago
10:30 – Chegada a Vila Pouca de Aguiar
Pausa para café e visita ao Castelo de Pena de Aguiar (onde pode desfrutar de maravilhosas paisagens serranas).
11:00 – Saída de Vila Pouca de Aguiar com passagem por Vila Real e Santa Marta.
Pequeno desvio até ao Miradouro São Leonardo de Galafura, com uma das vistas panorâmicas mais emblemáticas do Douro.
12:00 – Chegada ao Peso da Régua
Visita às caves da Quinta da Pacheca, com prova de vinhos e almoço.
15:00 – Saída da Quinta da Pacheca em direcção a Lamego.
15:30 – Chegada a Lamego e visita ao Santuário de Nossa senhora dos Remédios.
Passagem pela localidade de Colo de Pito para tirar belas fotografias.
16:30 – Chegada à castiça aldeia de Lazarim (Lamego), onde se celebra um dos Entrudos mais genuínos de Portugal, cuja estrela são as máscaras em madeira de amieiro feitas por artesãos de Lazarim. Visita ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica.
17:30 – Saída de Lazarim com passagem por S. Pedro do Sul e Serra de São Macário.
18:30 – Chegada a Viseu: centro histórico, Porta dos Cavaleiros, Estátua e Cava de Viriato. Pausa para visita livre e provar a doçaria local (Sugestão: Provar um Viriato na Confeitaria Amaral).
Jantar no Restaurante Santa Luzia, e alojamento no Montebelo Congress Viseu.
09:00 – Saída de Viseu em direcção a Santa Comba Dão.
10:00 – Ver, in loco, a casa onde nasceu Oliveira Salazar, o pai da EN2.
10:30 – Saída de Santa Comba Dão com passagem por Penacova, Albufeira da Barragem da Aguieira e a Livraria do Mondego, um monumento natural que o tempo esculpiu ao longo de milhões de anos e que faz lembrar livros dispostos verticalmente numa estante. Segue-se passagem por Vila Nova de Poiares, Lousã e Góis.
Paragem nas localidades de Picha e Venda da Gaita para a as respetivas fotos da praxe.
11h45 – Após passagem por Pedrógão Grande, Barragem de Cabril e Ponte Filipina, visita a Pedrógão Pequeno (Aldeia de Xisto). O que distingue Pedrógão Pequeno das restantes Aldeias do Xisto é que, aqui, o xisto esconde-se sob rebocos brancos pincelados de granito). Recebeu o epíteto de Jóia da Beira.
13:00 – Chegada a Sertã, onde almoçaremos no restaurante Ponte Velha, localizado precisamente junto ao marco que assinala o quilómetro 345 da N2.
15:00 – Saída de Sertã com passagem por Vila de Rei.
15:45 – Visita e foto no Centro Geodésico de Portugal.
16:15 – Saída do Centro Geodésico de Portugal com passagem por Penedo Furado, para momento de contacto com a natureza e observação in loco da beleza das cascatas naturais e pequenos trilhos deste local maravilhoso.
17:45 – Chegada a Abrantes. Visita livre ao centro Histórico e Castelo. Alojamento no Luna Turismo Hotel e jantar no restaurante A Velha.
9h00 – Saída de Abrantes, com passagem em Ponte de Sor, Retas Sul do Tejo, Barragem de Montargil, Mora e aldeia de Brotas com o seu santuário.
10:30 – Paragem na aldeia de Ciborro, onde se encontra o simbólico marco que assinala o Quilómetro 500 da Estrada Nacional 2.
11:30 – Passagem por Montemor o Novo, seguindo-se paragem em Alcáçovas para visita ao Paço dos Henriques e ver a exposição 100 Chocalhos de excelência.
12:15 – Saída de Alcáçovas com passagem por Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Minas de Aljustrel.
13:30 – Chegada a Castro Verde. Almoço no restaurante O Castro.
15:30 – Saída de Castro Verde com passagem por Almodôvar. Passagem pela secular Ponte Medieval sobre a Ribeira de Cobres.
Entre Almodôvar e São Brás de Alportel, passagem pela Ribeira do Vascão, fronteira natural entre o Alentejo e o Algarve, pacata aldeia de Ameixial, palco dos conhecidos Walking Festivals de Portugal e pequena paragem no incontornável Miradouro da Serra do Caldeirão.
18:30 – Chegada a Faro. Visita à Rotunda 738, que assinala o último quilómetro da Estrada Nacional, para mais uma grande fotografia lendária da viagem. Check-In no Hotel Faro & Beach Club.
Visita à ilha de Faro, um dos locais emblemáticos mais a sul de Portugal continental, para observar o cenário algarvio ao cair da noite.
20:30 – Jantar no Restaurante Tertúlia Algarvia próximo da marina de Faro na cidade velha e visita livre ao centro histórico de Faro.
Regresso a casa.
—Condições de participação
598.80€
Preço por pessoa em quarto duplo
787.20€
Preço por pessoa em quarto single
✓O preço inclui
- 4 jantares
- 3 almoços
- 4 noites em hotel superior (regime de alojamento e pequeno almoço)
- Visita e prova de vinhos nas caves Quinta da Pacheca
- Visitas a castelos e museus
✗Não inclui
- Viatura
- Combustível
- Portagens
- Gastos pessoais
- Bebidas espirituosas
▸Condições de participação:
- Liquidação de 50% do valor total no ato da inscrição.
- Os restantes 50% até 15 dias antes do início da viagem.
- Ver em detalhe todas as condições
Participe nesta aventura
Preencha os seus dados para receber mais informação acerca desta viagem e completar a sua inscrição.