Este pinhal plantado à beira mar tem como importante pilar o turismo, que nos últimos anos tem vindo a crescer exponencialmente (pandemia à parte). Aliás, incluindo a pandemia nas nossas contas, não são só os estrangeiros que se apaixonaram por Portugal, mas os próprios portugueses têm vindo a valorizar cada vez mais as atrações naturais e as paisagens, sabores e pessoas do nosso país; assim, também a consciência da necessidade de revitalizar o interior português revela-se agora, durante o atual panorama de restrições às viagens.
Por isso, se vais para fora dentro, tira ideias com a bucket list que a Start Adventure te traz dos segredos mais bem guardados de Portugal:
Chaves é uma região que conta com estações arqueológicas, pinturas rupestres, castelos medievais e arquitetura Romana, a qual nos traz a famosa Ponte do Trajano e as maiores termas medicinais romanas da Península Ibérica. Há tanto para ver neste lugar, assim como há tanto para saborear.
Situada no distrito de Coimbra, em Condeixa-a-Nova há sossego e paisagens naturais de rocha cinzenta e erva verdejante. Aqui existem formações geológicas muito distintas e interessantes, as Buracas de Casmilo. Tratam-se de escarpas calcárias que apresentam grandes perfurações naturais circulares, que derivaram de uma gruta no interior do monte que terá desabado. Hoje, é possível fazer o Trilho das Buracas do Casmilo e até entrar nalgumas.
Este município do distrito de Castelo Branco esconde uma lindíssima praia fluvial, a Praia Fluvial do Malhadal, muito bem construída e apetrechada com diversas plataformas recreativas e espaços de convívio.
Este local é perfeito para relaxar e respirar ar puro em comunhão com a natureza. Existem muitas iniciativas e atividades para fazer, nomeadamente desportos de aventura.
Conhecida como a “princesa do Tâmega”, esta pitoresca terra no distrito do Porto oferece cenários verdejantes em torno do Rio Tâmega, enquadrada pelas serras do Marão e da Aboboreira, onde existe uma variedade de trilhos sossegados ou desafiantes para os entusiastas da caminhada. Há realmente muita História para ver. Segundo o site oficial amarantetourism.com, “(…) a emblemática Ponte de São Gonçalo era a passagem que, no contexto medieval, facilitava a travessia do Tâmega a muitos viajantes – muitos dos quais seriam, pois, peregrinos de Santiago. (…)”.
As alheiras típicas de Mirandela não são segredo nenhum. Têm um paladar específico a azeite, alho e rosmaninho, e vale a pena fazer uma viagem para visitar os restaurantes locais e despertar para os sabores de Norte. Aproveite-se para relaxar nas margens do Rio Douro, visitar a Ponte Velha, construída no século XVI, o Arco Medieval e o Palácio dos Távoras, construído no século XVII e que agora é a casa da Câmara Municipal.
Em Braga, vale bem a pena visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte. Nas alturas existe um conjunto arquitetónico-paisagístico que conta com uma igreja, um escadório e uma bonita área de bosque. Para lá chegar, pode ser apanhado um dos últimos funiculares de Portugal (ou até mesmo da Europa) alimentado a água, funcionando através de um sistema de contrapeso, e assim sem necessitar de motor.
Que outros segredos de Portugal conheces? Corre o teu país com a Start adventure, e experimenta as nossas expedições, a Rota das Serras e a Rota Marão e Alvão. Não deixes de seguir as nossas redes sociais para não perderes nenhuma data nem nenhuma novidade.