Se te estás a debater com restrições e isolamento em 2022, a Start Adventure dá-te uma lista de livros para passar o tempo da melhor maneira possível e viajar sem sair de casa.
Bill Bryson
Publicado em 2000, é uma das obras mais celebradas do autor de bestsellers de viagens. O trabalho de Bryson pode ser encontrado em qualquer livraria, biblioteca ou aeroporto, tendo sido por vezes adaptado para o cinema.
Bryson narra a sua experiência ao viajar pela Austrália. É uma viagem bastante completa e cheia das suas impressões pessoais. Talvez o ponto alto desta aventura seja o épico Indian-Pacific, um trajeto de comboio que atravessa a Oceânia, ligando o Oceano Índico ao Pacífico. Por outro lado, conduzir através do infinito vazio do outback foi inesquecível. Ou talvez aquela vez em que Bryson experimenta bodyboard e falha.
Donna Tartt
Embora este não seja um livro de viagens e sim um romance, viajar é algo que Theodore faz muito, sendo o jovem protagonista desta contemporânea aventura americana que se passa em 2013. À medida que eventos fora do controlo de Theo abalam a sua vida, este tem de se adaptar, fugir ou agir.
É um livro que oferece cenários como Nova Iorque, Las Vegas, e vários outros lugares descritos de forma tão real que o leitor sente que os está a visitar, de museus de arte a cafés, motéis, hotéis, avenidas bem conhecidas e ruelas — de dia e de noite.
John Krakauer
Esta é uma narrativa da grande viagem de Chris McCandless, o famoso viajante idealista que morreu no Alaska após ter deixado tudo o que tinha, incluindo a sua identidade, em busca de uma vida auto suficiente na natureza.
McCandless deixou para trás no seu local de acampamento, um autocarro abandonado, vários livros, fotografias por revelar e o seu diário de 113 entradas que relatam a alegria e o desespero da sua solidão. Até chegar ao Alaska, no entanto, Chris McCandless percorreu os Estados Unidos da América a pé ou à boleia, tendo conhecido várias pessoas que guardaram o jovem recém-licenciado na sua memória.
Posteriormente adaptado para o cinema em 2008 por Sean Penn, este livro publicado em 1996 foca-se de forma interessante na psicologia que embebe a viagem.
Jack Kerouac
Nos anos 50, nos Estados Unidos da América, a geração beat conta com jovens artistas, músicos e escritores que se rebelam contra a cultura dos seus pais veteranos de guerra. O que acontece é que os escritores, para escreverem, precisam de experiência de vida — pelo que era frequente os grupos de amigos fazerem-se à estrada para ir ter experiências e viver longe da proteção da família.
É precisamente o que Jack Kerouac faz neste livro autobiográfico, em que empreende quatro grandes viagens através dos EUA e no México numa busca espiritual.
José Saramago
Um relato do Nobel da Literatura português da sua visita a todas as regiões de Portugal entre 1979 e 1980. Saramago parece falar de si na terceira pessoa, “o viajante”. A essência de viajar está presente em cada linha deste denso livro, e é de cada recanto de Portugal que se fala com grande detalhe.
Talvez a melhor parte sejam as descrições da gastronomia, que deixam qualquer um com água na boca: “A posta de vitela, gigantesca, vem numa travessa, nadando em molho de vinagre, e para caber no prato tem de ser cortada, ou ficaria a pingar para a toalha. O viajante julga estar sonhando. Carne branda, que a faca corta sem esforço, tratada no exacto ponto, e este molho de vinagre que faz transpirar as maçãs do rosto e é cabal demonstração que há uma felicidade do corpo. O viajante está comendo em Portugal, tem os olhos cheios de paisagens passadas e futuras, enquanto houve a senhora Alice a chamar da cozinha e a mocinha das mesas ri e sacode as tranças.”
A Start Adventure espera que gostes desta seleção de leitura para te acompanhar em viagens ou para te fazer viajar sem sair do lugar (quem sabe se não vens numa das nossas expedições e escreves também um livro).
Não deixes de seguir o nosso Adventure blog para mais sugestões, ou as nossas redes sociais para não perderes uma única novidade.