
Estes pequenos mamíferos são nativos das florestas africanas e têm um hábito peculiar de dormir durante o dia. Assim, encontrá-los durante uma viagem é bastante raro.
Apesar disso, ter um encontro com este animal vale a pena. São tão peludos como um guaxinim na pele de uma doninha-fedorenta, mas de fedorentos não têm nada. Estes animais produzem óleos naturais que são bastantes usados nos nossos perfumes e na medicina tradicional.
Não são criaturas agressivas, não precisa de fugir deles, mas não se aproxime demais! São animais reservados que preferem passar a maior parte do tempo isolados, até mesmo de outros da sua espécie.
O rolieiro-de-peito-lilás é um dos animais mais coloridos da África, tem quase tantas cores como um papagaio. Esta espécie é bastante comum nas terras africanas e pode ser vista em florestas, savanas e até perto de rios e riachos.
Se encontrar algum destes voadores durante a sua viagem, não deixe que a beleza deles o distraia. Não perca a oportunidade de tirar uma fotografia extraordinária.

Se existe um animal que adora “pastar” algas no fundo do mar, é o dudongo. Ao fazer a sua dieta normal de ervas marinhas, esta espécie conserva a saúde e o equilíbrio dos oceanos. São o melhor amigo do ecossistema marinho.
É especialmente nas áreas costeiras da África Oriental, onde conseguimos encontrar esta família de mamíferos, que, por surpresa, tem um grau de proximidade dos elefantes.

Provavelmente já conhecia o familiar do pangolim, o tatu. São parecidos, mas diferentes. Este pequeno animal é um verdadeiro papa formigas. A língua, que pode ser mais longa que seu próprio corpo, é a mesma que usa para devorar 70 milhões de insetos por ano.
Ele pode até ser insetívoro, mas não o assuste muito ao aproximar-se. Quando se sente ameaçado, o pangolim enrola-se em forma de bola e, além disso, tem o costume de fazer as vezes da doninha fedorenta. É um pivete perigoso!
Todos os animais desta lista, são espécies protegidas e, por isso, devemos aproveitar cada segundo dos nossos momentos em viagem para ter a oportunidade de conhecer todas estas criaturas, que num futuro próximo, poderão vir a estar extintas.
A Start Adventure lança agora a viagem à África Oriental, que combina jornadas pelos países: Moçambique, África do Sul e Essuatíni.