Estamos na Namíbia. A brisa sopra nas folhas das acácias. O leopardo ergue as orelhas e o pêlo do seu dorso está eriçado, mas não pára de fixar a zebra que pasta a apenas alguns metros dele. É surpreendentemente grande. Do veículo todo-o-terreno, observamos, mergulhados num silêncio solene, sentindo arrepios ao presenciar em primeira mão este momento cheio de suspense.
Para um safari, temos de nos adaptar ao rigor da natureza que nos rodeia e onde vivem os animais. Há que escolher com cuidado a roupa a vestir e trazer apenas o útil e necessário.
Verdes, bege, castanhos, caqui… Trate-se de roupas, de calçado ou da tua mochila, cores da terra que se misturam facilmente com a paisagem são ideiais.
E aqui fica uma nota: existem tons de branco que, em demasia, podem ser considerados demasiado fortes. É relativamente fácil avistar um ponto branco na savana, o que poderá distrair ou afugentar os animais.
Convém vestir mangas compridas para nos protegermos do sol e dos mosquitos. Por isso, o algodão, o cânhamo e o linho são alguns exemplos de materiais excelentes para contornar o calor. Além disso, estes materiais secam rápido caso se molhem.
No entanto, também pode fazer frio de noite e durante a alvorada, sendo esta a altura em que os animais estão mais ativos. Por isso, traz camadas para te aqueceres e manteres o saco leve durante o safari. Será mais fácil adicionar ou remover camadas de roupa e adaptares-te às diferentes temperaturas.
Procura também materiais que não façam ruído quando te mexes, para não atrair atenção nem distrair os animais.
Não há espaço para sapatos pouco práticos num safari. Para entrar e sair da viatura ou dar uma caminhada, as sapatilhas permitem destreza e conforto indispensáveis. A menos que recebas outra indicação, as botas de hiking e trekking costumam ser desnecessariamente pesadas e ocupam muito espaço.
A mesma regra das cores neutras aplicam-se ao calçado: verdes, castanhos e caquis são a melhor escolha.
Um chapéu, novamente em cores neutras, é o acessório perfeito para proteger a cabeça e os olhos do sol. Existem diferentes modelos a adotar… a nossa sugestão é um típico chapéu de safari em tecido mole, que é fácil de dobrar e arrumar na mochila.
Protege os teus olhos da luz ofuscante e a pele dos raios solares. Fica de olho nos teus óculos e no teu boião de protetor solar para não se perderem e poluírem o parque.
– Branco forte
– Cores escuras
– Cores garridas ou padrões contrastantes
– Demasiada roupa ou demasiados acessórios
– Materiais demasiado quentes ou pesados
– Sapatos desconfortáveis ou botas
Acima de tudo, aprecia e aproveita esta experiência única na vida. Para mais questões, dicas e inspiração, contacta a Start Adventure e segue as nossas redes sociais para não perderes nenhuma notícia.
Faz o teu safari com a Start Adventure e cria beautiful experiences.